terça-feira, 2 de setembro de 2008

Os pioneiros - Samuel Nystrom - parte 1



Prezados blogueiros,

Acabei de ouvir uma mensagem ministrada pelo Missionário Samuel Nystrom, gravada no cd "Memória das Assembléias de Deus" e senti o desejo de transcrever algumas informações sobre os pioneiros da nossa denominação.

Aproveitando o ímpeto da mensagem que ouvi, iniciarei pelo missionário Samuel Nystrom, muito embora, como todos sabem, não tenha sido ele o primeiro a pisar em terras brasileiras.

Samuel Nystrom (1891-1960), missionário sueco, evangelista, pastor, ensinador, escritor, pioneiro das Assembléias de Deus de Belém, Amazonas, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, antigo líder nacional das Assembléias de Deus no Brasil. Nasceu na Suécia em 09 de outubro de 1891, em Arsta, na cidade de Osterhaninge. Seus pais eram batistas e ele aceitou a Jesus aos 14 anos. Ao ouvir Daniel Berg falando sobre o trabalhho missionário no Brasil, durante uma pregação na Igreja Filadélfia, sentiu a chamada missionária para trabalhar no Brasil.

Em 5 de junho de 1916, na Igreja Filadélfia de Estocolmo, Samuel e Lina (sua esposa) foram separados para o trabalho missionário no Brasil. Nesse mesmo dia, também se realizou o casamento deles.

Após a cerimônia de casamento e a festa, embarcaram para Belém (PA), via Nova Iorque. Chegaram no dia 18 de agosto de 1916, encontrando cerca de 70 crentes no Estado e duzentos em todo o Brasil. Eram jovens: Samuel, com 25 anos, e Lina, com 29 anos.

Durante os 30 anos de atividades no Brasil, trabalhou como um verdadeiro apóstolo, ajudando a lançar e consolidar os fundamentos doutrinários das Assembléias de Deus no Brasil. Exercia grande liderança espiritual e eclsiástica entre os missionários e pastores nacionais.

Talvez o leitor estaja se perguntando: qual a relação entre Samuel Nystrom e a Escola Bíblica Dominical, assunto principal deste blog? Ora, a relação é bastante estreita. O missionário Samuel Nystrom faz parte da história da Escola Bíblica Dominical no Brasil, especialmente na Assembléia de Deus.

As primeiras lições da Escola Bíblica Dominical foram escritas por Samuel Nystrom e impressas no jornal Boa Semente (primeiro jornal oficial das Assembléias de Deus no Brasil). O jornal foi fundado em dezembro de 1918 e circulou até o ano de 1930, quando, em fusão como o jornal o Som Alegre, eram origem ao Mensageiro da Paz.

Voltando à mensagem que ouvi, algo me chamou a atenção. Como nossos pioneiros eram apaixonados por almas. Como suas mensagens eram simples e cristocêntricas. Eles pregavam a Cristo e este crucificado. Queriam apenas levar os ouvintes ao arrependimento, à confissão dos pecados, à restauração, justificação, regeneração e santificação. Eles não queriam os olofotes, a fama, as "ofertas", os hotéis de luxo (até porque acho que nem existiam), os carrões importados, as mansões, etc. Eles queriam almas! Eles queriam o crescimento da igreja não para sugar a gordura das ovelhas, mas para arrebatarem as almas do inferno.

Confesso que estou cansado destes novos "pregadores". Estes mesmos que cobram fortunas e fazem uma lista imensa de reinvidicações para pregar nas igrejas. E o resultado? Quase sempre ninguém se converte porque eles não fazem mais apelos aos pecadores. Preferem chamar o povão para frente do púlpito e colocar um cantor para cantar. Isso dá mais "ibope". Deus manifesta o seu "poder". Até quando?

A recomendação de Paulo em 2Co 11.3 é bastante válida para os nossos dias: " Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."

Não nos apartemos da simplicidade que há em Cristo, mas, como os nossos pioneiros, e nesta postagem deixo o exemplo de Samuel Nystrom, possamos viver e pregar este Evangelho simples e poderoso.

6 comentários:

claudio pimenta disse...

soldado coloca a mensagem do homen o youtube

Moises disse...

Olá! amado irmão,
Estou pesquisando sobre os pioneiros da AD, e caí aqui, no seu blog.
Bom, sou escritor e blogueiro, e estou finalizando a criaçao da ADminiBrasil - Assembleia de Deus no Brasil e ministério. Ficaria feliz se o encontrasse por la. Preciso do seu e-mail para lhe mandar um convite.

Abraços

Anônimo disse...

I want not acquiesce in on it. I think warm-hearted post. Specially the title attracted me to study the intact story.

Anônimo disse...

Prezado Irmão, tenho pesquisado a vida dos pioneiros da Assembleia de Deus, e o Pr. Samuel Nystrom é um dos que me tem cativado, 1º pela sua erudição e 2º pela sua simplicidade, tão distante dos nossos atuais pastores. parabens pelo post. e vamos lutar para mantermos a nossa igreja com a cara dos nossos pioneiros.

Anônimo disse...

Muito seu artigo.
Somente para informar:Houve uma divergência entre os missionários Samuel Nysrtron e Gunnar Vingren com respeito a salvação pela graça por meio da fé, sem o necessidade de méritos próprios (ou seja: sobre se é necessário fazer algo a mais do que acreditar em Jesus Cristo para ser salvo), e a segurança eterna do crente genuíno. A divergência foi evidenciada em algumas publicações, a qual se tornou tema de convenções.


Segundo a entrevista do Pr. João Vicente de Queiroz, concedida ao Pr David Marroque Teixeira, no Boletim Informativo da Região Oeste-RN., nº 09 de fevereiro de 1985, houve uma divergência doutrinária entre os dois Missionários da Assembléia de Deus no Nordeste, Samuel Nysrtron e Gunnar Vingren, com respeito a salvação de graça por meio da fé, sem o concurso dos méritos próprios, e a segurança eterna do crente genuíno, “vindo posteriormente a se separarem, indo Gunnar Vingren morar em Petrópolis - RJ., e lá fundou o jornal Som Alegre e um hinário com o nome de Saltério”. A partir daí, então, passou a existir dois jornais e dois hinários, sendo:

a) No Rio de Janeiro, o jornal Som Alegre e o hinário, o Saltério.
b) No Nordeste, o jornal Boa Semente e o hinário, a Harpa Cristã.
Continou o Pr. João Queiroz, na sua entrevista, dizendo: ...”Nós aqui no Nordeste cantávamos no Saltério e na Harpa Cristã e líamos o jornal Boa Semente e Som Alegre, sem nada percebermos”, pois para nós não havia nenhuma divergência, devido o assunto ainda estar encoberto”.
Numa convenção realizada em Natal-RN., foi dado o primeiro passo histórico, que evidenciou a divergência doutrinária existente, “tentando acabar essa questão”, até então oculta aos saudosos irmãos pioneiros da Igreja de Cristo.
Na Wikipedia ha pouquinho sobre isso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Cristo_no_Brasil

Anônimo disse...

Errata,Por favor no lugar de muito seu artigo, leia MUITO BOM SEU ARTIGO.